Japanologia ao vivo

Desde maio de 2017 tenho ministrado vários cursos sobre cultura japonesa na cidade de São Paulo e também em São Carlos, no interior. Realizado em parcerias com o SESC – Centro de Pesquisa e Formação, a Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de São Carlos (ACENB São Carlos), o Centro Cultural Aliança e Jojoscope, tais cursos abordam temáticas variadas em torno do Japão e da cultura japonesa. Tenho como objetivo principal desmistificar vários dos estereótipos criados em torno da Terra do Sol Nascente, utilizando para tal algumas abordagens mais abrangentes da área dos Estudos Japoneses (日本研究).

Nos próximos dias 28 de novembro de 2011 realizarei uma palestra exclusiva no Centro Cultural Aliança, em São Paulo, buscando ampliar as discussões sobre o tema ainda mais em tempos de 110 anos de imigração japonesa no Brasil. Também iniciarei agora no dia 4/11 outro curso na Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de São Carlos, voltado para a discussão sobre as famílias japonesas e okinawanas dentro de uma perspectiva antropológica. Fique atento à seção de Cursos no fim da página para acompanhar as novidades.

Victor Hugo Kebbe

Calendário Outubro/Novembro de 2017

Palestra: Japanologia (Centro Cultural Aliança)

28/10/2017 – Como percebem alguns antropólogos, dentro do senso comum, apesar da grande quantidade de estudos, textos, imagens, filmes e animações sobre o Japão, não conhecemos o país muito bem, ainda mais se considerarmos os dias de hoje.
Como efeito de muitos orientalismos, muitas das nossas leituras e impressões sobre o país residem em inúmeros estereótipos e imaginários que não necessariamente condizem com a realidade. Parte dessas leituras e impressões são cotidianamente discutidas no Brasil, tendo em vista a profunda relação que nutrimos com o Japão.
Considerando que em 2018 a imigração japonesa para o Brasil completará 110 de história, é válido dizer que várias dessas noções podem ter sido há muito cristalizadas, confundindo cada vez mais a percepção do que é uma (ou várias) cultura(s) japonesa(s). Tais questões são de extrema importância para pensarmos em algumas das grandes categorias de entendimento das Ciências Sociais, como Estado-nação, identidade, etnicidade, comunidade. O que faz do japonês, japonês? Dentro da perspectiva multidisciplinar dos Estudos Japoneses, esta palestra é voltada para todos os interessados em cultura japonesa, tendo como objetivo principal nos afastarmos das pré-noções e imaginários sobre a Terra do Sol Nascente para, depois, poder ter uma compreensão um pouco mais ampla sobre aquele país. Partindo da Antropologia Social para começarmos a análise – porém não ficando apenas nela – esta palestra engloba uma leitura mais abrangente para lidar com a História, as Artes, a Estética, a Arquitetura e a Sociologia. Maiores informações aqui.

Curso: Família – discussões sobre família japonesa e okinawana

4/11/2017 a 25/11/2017 – Uma das primeiras experiências da vivência humana e lócus principal da reprodução social, a família é um dos principais eixos de discussão da Antropologia. O estudo da família japonesa e da família okinawana não só é fundamental para compreender alguns elementos da sociedade japonesa e okinawana dos dias de hoje, como também para o entendimento da própria comunidade de descendentes de japoneses e okinawanos vivendo no Brasil. Este curso pretende abordar não apenas uma leitura das perspectivas tradicionais acerca da família japonesa e okinawana, como também almeja dar conta do fluxo transnacional contemporâneo conhecido como Fenômeno Decasségui. Maiores informações aqui.

Cursos já realizados

Conheça alguns dos cursos já realizados, com os programas completos na seção inferior da página.

Introdução à Cultura Japonesa: percepções nipônicas de estética e a sua relação com produção social do tempo e do espaço (SESC – Centro de Formação e Pesquisa)

Conhecidos no exterior como Japanese Studies, os Estudos Japoneses compreendem uma ampla gama de pesquisas sobre o Japão, abarcando desde o estudo da história do país, literatura, cultura, música, arte, estética, paisagismo, arquitetura, etc., sendo importantes meios de acesso para compreendermos a Cultura Japonesa. O presente curso pretende fazer uma breve introdução à Cultura Japonesa, almejando apresentar elementos desta sociedade e sua cultura que são pouco explorados no Ocidente. Maiores informações aqui.

Por uma Japanologia: diálogos e aproximações com o Japão e a Cultura Japonesa (ACENB São Carlos)

Este curso tem como foco a apresentação de leituras do Japão e da cultura japonesa e suas dimensões simbólicas e estéticas, considerando em especial a imigração japonesa para o Brasil. Neste curso, pretende-se discutir os processos de transformação e ressignificação de uma “cultura japonesa” diante do contexto migratório. Maiores informações aqui.

Artes e Estética Japonesa (ACENB São Carlos)

Como desdobramento imediato do curso “Por uma Japanologia: diálogos e aproximações com o Japão e a Cultura Japonesa” e, seguindo a demanda dos próprios alunos, a proposta deste curso é realizar e estimular uma reflexão crítica acerca da estética japonesa, introduzindo alguns dos seus elementos principais encontrados nas artes, arquitetura e paisagismo. Maiores informações aqui.

Cultura e Identidade Okinawa: Okinawa: representações, memória e identidade (SESC – Centro de Pesquisa e Formação)

Realizado na forma de um ciclo de palestras e atividades em conjunto com vários pesquisadores especializados da área, este ciclo pretende abordar as narrativas e representações sobre a história, etnicidade, identidade, gênero e memória ao longo da relação entre Okinawa e Brasil, além de conhecer a territorialidade do grupo e o festival anual de cultura okinawana. Este ciclo contou com a participação dos pesquisadores  Ana Luisa Campanha Nakamoto, Laís Miwa Higa, Ricardo Sorgon Pires, Samara Konno, Victor Hugo Kebbe, e Vitoru Kinjo. Maiores informações aqui.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s