Especial Ghost in the Shell

Na próxima quarta-feira, 25 de novembro, às 20h, iniciarei uma série de lives especiais sobre um dos meus mangás favoritos, Ghost in the Shell (攻殻機動隊), de Masamune Shirow. Conheci a franquia pela animação de 1995 de Mamoru Oshii, sendo para mim a continuação imediata de Blade Runner (Ridley Scott, 1982). Quem me conhece ou me acompanha pessoalmente sabe da minha paixão por Ficção Científica, em especial pelo subgênero Cyberpunk. Ghost in the Shell é, definitivamente, um dos melhores títulos do gênero, tendo se transformando em uma série de sucesso em várias mídias – mangás, animações, filme e videogames.

Como parte das atividades do Bate-Papo Literário Japanologia-ACENB, desta vez decidi inaugurar uma série de três episódios exclusivos sobre o tema e uma das obras mais expressivas para pensarmos não só no cyberpunk japonês, como também uma porta de entrada extremamente relevante para pensarmos na complexa relação entre sociedade e tecnologia no Japão. Como toda boa obra cyberpunk, Ghost in the Shell flerta com previsões de um futuro distópico próximo que, para o nosso deleite horror, tem se mostrado cada vez mais real.

Acompanhe no canal da Japanologia no YouTube as três apresentações e deixe marcado na sua agenda!

25 de novembro de 2020, 20h: Conectados no Cyberpunk

Neste episódio inicial do Especial Ghost in the Shell Victor Hugo Kebbe apresenta a obra de Masamune Shirow e sua importância dentro do panorama do gênero Cyberpunk. Neste episódio também teremos uma discussão sobre a relação entre sociedade japonesa e tecnologia, apontando não só as influências da cultura japonesa sobre a obra, mas também em como ela tocou várias outras produções do gênero no Ocidente.

9 de dezembro de 2020, 20h: Um Mangá do Futuro

Neste episódio Victor Hugo Kebbe apresenta a série de mangás de Masamune Shirow, comparando as edições lançadas no Japão, desde a primeira de 1989 pela Kodansha. Neste momento também será apresentada a tradução brasileira pela JBC.

27 de janeiro de 2021, 20h: Projeto 2501

Neste último episódio do Especial Ghost in the Shell Victor Hugo Kebbe apresenta as visões da franquia para o mundo da animação e do cinema. Mamoru Oshii ganha destaque com Ghost in the Shell (1995) e Innocence (2004). E para finalizar, também teremos a apresentação das séries e o do Live Action de 2017.

Apresentador

Prof. Dr. Victor Hugo Kebbe – Doutor em Antropologia Social pela UFSCar; ex-fellow de Japanese Studies/Intellectual Exchange da Japan Foundation (Tokyo, Japão); atuou como pesquisador associado da Faculdade de Educação da Shizuoka University (Shizuoka, Japão), como pesquisador associado do Nanzan Anthropological Institute e do Nanzan Institute for Religion and Culture (Nagoya, Japão); Pós- Doutor pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, UFSCar e Nanzan University. Editor do japanologia.com.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s