Artes e Estética Japonesa

Curso – Artes e Estética Japonesa

Por Victor Hugo Kebbe

Objetivo do curso: A proposta deste curso é realizar e estimular uma reflexão crítica acerca da estética japonesa, introduzindo alguns dos seus elementos principais encontrados nas artes, arquitetura e paisagismo.

Professor: Doutor em Antropologia Social pela UFSCar; ex-fellow de Japanese Studies/Intellectual Exchange da Japan Foundation (Tokyo, Japão); Associate Researcher da Shizuoka University (Shizuoka, Japão); Visiting Professor do Nanzan Anthropological Institute e do Nanzan Institute for Religion and Culture. Membro da Japan Anthropology Workshops (Manchester, Inglaterra) e da International Union of Anthropological and Ethnological Sciences (Osaka, Japão).

 

Aula 1 – A Cultura Japonesa e seu Estudo

Duração: 3 horas

Objetivo: Promover uma discussão crítica acerca da ideia de Cultura Japonesa, ancorando a argumentação em torno do surgimento, história e promoção dos Estudos Japoneses no Japão e no Mundo. O objetivo deste módulo é desconstruir alguns elementos do senso comum em torno da ideia de cultura japonesa, que inevitavelmente cria distorções na compreensão das artes e da estética japonesa.

Aula 2 – Artes Japonesas

Duração: 3 horas

Objetivo: Apresentar e promover a reflexão sobre as artes japonesas, investigando a sua organização histórica e social, suas realizações e suas conexões com a “cultura popular”. Este módulo também faz uma breve introdução dos elementos do design japonês, dando as bases para a compreensão da estética e das artes de modo geral.

Aula 3 – A Arte da Imperfeição

Duração: 3 horas

Objetivo: Dando continuidade ao módulo anterior, este se debruça de modo mais detido a alguns dos principais elementos do design e da estética japonesas, dando destaque para o conceito de Wabi Sabi e sua fundamentação filosófica.

Aula 4 – Espace-Temps du Japon

Duração: 3 horas

Objetivo: Neste módulo final, o objetivo é propor uma análise detida em torno do conceito de Ma na estética japonesa, buscando demonstrar como ele relaciona espaço e tempo na cultura japonesa enquanto um operador lógico. Este módulo busca apresentar os paralelos do conceito de Ma na estética japonesa com a Arquitetura e o Paisagismo japoneses.

Datas: 26/08, 02/09, 09/09 e 23/09

Realização: ACENB São Carlos

Local: Rua Napoleão Geminiano, 129 – Tijuco Preto – São Carlos – SP

Inscrições e demais informações: acenbsc@gmail.com