Por uma Japanologia: diálogos e aproximações com o Japão e a Cultura Japonesa

Curso – Por uma Japanologia: diálogos e aproximações com o Japão e a Cultura Japonesa

Por Victor Hugo Kebbe

Objetivo do curso: Apresentação de leituras do Japão e da cultura japonesa e suas dimensões simbólicas e estéticas, considerando também a imigração japonesa para o Brasil.

Professor: Doutor em Antropologia Social pela UFSCar; ex-fellow de Japanese Studies/Intellectual Exchange da Japan Foundation (Tokyo, Japão); Associate Researcher da Shizuoka University (Shizuoka, Japão); Visiting Professor do Nanzan Anthropological Institute e do Nanzan Institute for Religion and Culture. Membro da Japan Anthropology Workshops (Manchester, Inglaterra) e da International Union of Anthropological and Ethnological Sciences (Osaka, Japão).

 

Aula 1 – Os Japoneses

Duração: 3 horas

Objetivo: Perspectivas sobre a historiografia da imigração japonesa para o Brasil. Nesta aula também pretendo abordar o surgimento e impulso do associativismo nikkei entre os primeiros imigrantes e seus descendentes, também como o Fenômeno Decasségui de migração de brasileiros descendentes de japoneses para o Japão.

Aula 2 – Cultura Japonesa Tropical

Duração: 3 horas

Objetivo: Discutir as imagens e representações da cultura japonesa no Brasil em consideração aos fluxos migratórios entre os dois países, visando proporcionar uma reflexão crítica acerca do Japão e da cultura japonesa como imaginários ressignificados no Ocidente. Aqui pretendo afastar as pré-noções e as representações do senso comum sobre não só a ideia de uma cultura oriental, como também a própria cultura japonesa.

Aula 3 – Um dia em Kyoto

Duração: 3 horas

Objetivo: Em contraposição à aula anterior, pretende-se aqui discutir as imagens e representações de uma cultura japonesa vista pelos próprios japoneses e por outras partes do mundo. Símbolos, estereótipos, arte e estética são repensados de modo crítico, permitindo ao aluno realizar uma reflexão sobre a ideia de “cultura japonesa” e sua dimensão simbólica e estética.

Aula 4 – Japão contemporâneo, o mundo do remix

Duração: 3 horas

Objetivo: Discutir os elementos do cotidiano nipônico contemporâneo, considerando os símbolos contemporâneos da cultura japonesa no mundo, como o anime, mangá, J-Pop, etc., além de introduzir também a ideia da política e diplomacia do Soft Power Japonês. Busca-se nesta aula relacionar estes elementos de uma cultura japonesa contemporânea com os elementos apresentados na aula anterior.

Datas: 22/07, 29/07, 05/08 e 12/08, das 9h às 12h

Realização: ACENB São Carlos

Local: Rua Napoleão Geminiano, 129 – Tijuco Preto – São Carlos – SP

Inscrições e demais informações: acenbsc@gmail.com

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s