Construindo o Eu: Discussões sobre Indivíduo e Sociedade no Japão

Curso Momonoki – Abrindo os cursos da Momonoki + Japanologia de 2022 temos um curso inédito que se debruça sobre uma questão fundamental. Conhecida pelo respeito à família, ao outro e à orientação de grupo, como a sociedade japonesa se pensa e codifica o Indivíduo? Nesta discussão de peso, este curso está alicerçado em leituras clássicas da Antropologia Social, Psicologia, Filosofia e dos Estudos Japoneses, apresentado em quatro módulos.

27/01, 03/02, 10/02 e 17/02, quintas, das 20h às 22h

SOBRE O CURSO

Liga-se qualquer TV num telejornal. Executivos de uma grande empresa japonesa se desculpam publicamente por algum erro cometido. O erro, independentemente do teor ou gravidade, pode afetar milhões de japoneses, justificando uma retratação perante à sociedade. Tal evento é visto pela imprensa internacional com um misto de admiração e estranheza, uma vez que isso dificilmente é observado fora do Japão.

Este é apenas mais um dos eventos que é visto pelo Ocidente como embasado em diferenças fundamentais na própria concepção de indivíduo e sociedade. Se na sociedade ocidental valoriza-se a ascensão, agência, empreendedorismo individual, a sociedade japonesa coloca outra variável na balança: o respeito ao grupo.

Abrindo os cursos da Momonoki + Japanologia de 2022 temos um curso inédito que se debruça sobre uma questão fundamental. Conhecida pelo respeito à família, ao outro e à orientação de grupo, como a sociedade japonesa se pensa e codifica o Indivíduo?

Nesta discussão de peso, este curso está alicerçado em leituras clássicas da Antropologia Social, Psicologia, Filosofia e dos Estudos Japoneses, apresentado em quatro módulos.

Quando: 27/01, 03/02, 10/02 e 17/02, quintas, das 20h às 22h na Plataforma Zoom.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

As aulas serão gravadas e ficarão disponíveis por uma semana a todos os participantes.

Não é preciso ter feito os outros cursos livres do site Japanologia para acompanhar este curso.

DURAÇÃO E FORMATO

4 aulas de 2 horas cada (com intervalo e momento de discussão), ministradas ao vivo no aplicativo Zoom.

PARA QUEM ESTE CURSO É VOLTADO?

Este curso é voltado a todos os interessados nas temáticas referentes ao Japão e cultura japonesa, independentemente da sua escolaridade. Como característica dos Estudos Japoneses, este curso recorre a leituras de várias áreas do conhecimento, podendo ser interessante para todos aqueles que se interessem em Ciências Humanas, em especial Antropologia Social, História, Psicologia e Sociologia.

Facilitador

Prof. Dr. Victor Hugo Kebbe – Doutor em Antropologia Social pela UFSCar; ex-fellow de Japanese Studies/Intellectual Exchange da Japan Foundation (Tokyo, Japão); atuou como pesquisador associado da Faculdade de Educação da Shizuoka University (Shizuoka, Japão), como pesquisador associado do Nanzan Anthropological Institute e do Nanzan Institute for Religion and Culture (Nagoya, Japão); Pós- Doutor pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, UFSCar e Nanzan University. Editor do japanologia.com.