Leituras Avançadas – Identidades Okinawanas num mundo ocupado

Conhecida como Ryukyu em tempos passados, Okinawa conheceu diversos momentos de dominação, ocupação, violências e apagamentos. Seja pela Expedição Satsuma de 1609, pela Anexação ao Império Japonês em 1879 ou pela Ocupação Militar Norte-Americana de 1945, os okinawanos continuamente vêm sendo obrigados a repensar sua identidade.

3, 10, 17 e 24 de agosto de 2021, terças, das 20h às 22h

Sobre o curso

Conhecida como Ryukyu em tempos passados, Okinawa conheceu diversos momentos de dominação, ocupação, violências e apagamentos. Seja pela Expedição Satsuma de 1609, pela Anexação ao Império Japonês em 1879 ou pela Ocupação Militar Norte-Americana de 1945, os okinawanos continuamente vem sendo obrigados a repensar sua identidade.

Este curso é voltado para a análise do cenário okinawano atual e suas produções de okinawanidades em um mundo ocupado pós-Segunda Guerra. Dentro do já tradicional formato das Leituras Avançadas, este curso se debruça sobre a produção teórica do antropólogo Masamichi Inoue.

Masamichi Inoue é conhecido por uma abordagem política e ativista, com uma teoria e metodologia que busca compreender a identidade okinawana pós-Segunda Guerra como resistência dentro de um mundo ocupado.

Quando: 3, 10, 17 e 24 de agosto de 2021, terças, das 20h às 22h.

Inscrições: para informações e valores enviar e-mail para acenbsc@gmail.com. Pagamentos aceitos via TED, PIX e PagSeguro.

Informação importante: as aulas também ficarão disponíveis off-line para que os alunos inscritos possam acessar o conteúdo posteriormente. Caso seja necessário rearranjar os horários das aulas, isso poderá ser feito de acordo com as necessidades dos participantes.

Não é preciso ter feito os outros cursos da série Leituras Avançadas para acompanhar este curso.

Duração e formato

4 aulas de 2 horas cada (com intervalo e momento de discussão), ministradas ao vivo no aplicativo Zoom.

Para quem este curso é voltado

Este curso é voltado para todos os interessados nas temáticas referentes à Okinawa, cultura okinawana, cultura japonesa e ao Japão. Por conta do caráter multidisciplinar dos Estudos Japoneses, este curso é voltado para uma ampla gama de interesses das Ciências Humanas, em especial Antropologia Social, História, Psicologia e Sociologia.

Facilitador

Prof. Dr. Victor Hugo Kebbe – Doutor em Antropologia Social pela UFSCar; ex-fellow de Japanese Studies/Intellectual Exchange da Japan Foundation (Tokyo, Japão); ex-pesquisador associado da Faculdade de Educação da Shizuoka University (Shizuoka, Japão); ex-pesquisador associado do Nanzan Anthropological Institute e do Nanzan Institute for Religion and Culture (Nagoya, Japão); Pós-Doutor pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, UFSCar e Nanzan University.

Cursos ACENB e Japanologia

Esta parceria entre a Biblioteca Temática da ACENB São Carlos e o Japanologia completou três anos em 2020, levando à comunidade nipodescendente da cidade várias discussões envolvendo a cultura japonesa sob diferentes perspectivas. Os cursos têm sido ministrados ininterruptamente ao longo destes anos, contribuindo para o entendimento da cultura e sociedade japonesa. Em 2020 os cursos serão ministrados on-line, aberto a todos os interessados.

Leituras Avançadas Okinawa

A série Leituras Avançadas Okinawa consiste em cursos mais específicos envolvendo variados temas sobre Okinawa. Em cada curso é feita a análise detida da obra de um ou mais pesquisadores conceituados sobre o assunto. Até o momento já foram ministrados cursos sobre História de Okinawa, Xamanismo Okinawano, Parentesco Okinawano e Cosmologia Ryukyuana. Esta série é voltada para todos os interessados em Okinawa, sem restrição de escolaridade.

Depoimentos de Alunos

Aprendi muito sobre a cultura do Japão, principalmente dos nossos ancestrais. Tive a oportunidade de conhecer sobre os hábitos, a arte, a estética, a filosofia, a religião… Outro ponto positivo do curso é que o Prof. Victor Hugo sempre nos dá boas dicas sobre livros, filmes, lugares a conhecer… Portanto, gostaria de continuar, pois sinto-me motivada a pesquisar e a questionar cada vez mais sobre minhas origens. – Tereza


Os cursos são muito ricos pra quem tem interesse em entender melhor a cultura japonesa em seus aspectos históricos, artísticos, culturais, filosóficos e religiosos. Além disso, sempre há indicações de materiais (livros, filmes, etc.) para aprofundamento. – Mayara


O que os cursos que o professor Victor Hugo Kebbe ministra na ACENB São Carlos têm de mais singulares são o total alcance nos mais diversos públicos que participam de suas aulas através de uma didática clara e o uso muito apropriado das referências culturais (livros, filmes, animes, mangás) e pessoais através de suas experiências in loco no Japão. Não há aqui o ranço acadêmico que tanto assusta leigos e nem tão pouco a superficialidade que afasta os mais familiarizados com o assunto. Para os jovens ocorre a descoberta, para os adultos a redescoberta de signos e significados que fazem ou fizeram parte de suas vivências, mas não tinham sido explorados ao ponto de serem identificados e apreciados. Ao final todos descobrem um outro eu pelo olhar cultural, histórico e social do Japão. – Renato