Leituras Avançadas – Visões de Ryukyu

Neste novo curso da série Leituras Avançadas Okinawa nos debruçaremos sobre as percepções da história de Ryukyu, atualmente Okinawa, como base para pensar em uma identidade ryukyuana. Partindo da análise da obra do historiador Greg Smits e da proposta das comunidades imaginadas de Benedict Anderson, analisaremos dois momentos-chave da história de Ryukyu: a Expedição Satsuma em 1609 e a Anexação de Okinawa ao Império Japonês em 1879.

9, 16, 23 e 30 de novembro de 2021, terças, das 20h às 22h

SOBRE O CURSO

Marcada pela ambiguidade política e comercial por conta da vassalagem à China e ao Japão, o antigo Reino de Ryukyu prosperou graças às hábeis estratégias político-econômicas que, segundo alguns, o colocou em lugar de destaque na Ásia. Enquanto pedra angular das relações geopolíticas envolvendo Japão, China, Coreia e Sudeste Asiático, Ryukyu foi fundamental para a expansão e consolidação de uma rota da seda marítima. Contudo, os modos como essa história é contada afetam diretamente as percepções de uma identidade ryukyuana.

Neste novo curso da série Leituras Avançadas Okinawa nos debruçaremos sobre a história de Ryukyu, atualmente Okinawa, como base para pensar em uma identidade ryukyuana e okinawana. Partindo da análise da obra do historiador Greg Smits e da proposta das comunidades imaginadas de Benedict Anderson, analisaremos dois momentos-chave da história de Ryukyu: a Expedição Satsuma em 1609 e a Anexação de Okinawa ao Império Japonês em 1879.

Quando: 9, 16, 23 e 30 de novembro de 2021, terças, das 20h às 22h.

Inscrições: para informações e valores enviar e-mail para acenbsc@gmail.com. Pagamentos aceitos via TED e PIX.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

As aulas também ficarão disponíveis off-line para que os alunos inscritos possam acessar o conteúdo posteriormente. Caso seja necessário rearranjar os horários das aulas, isso poderá ser feito de acordo com as necessidades dos participantes.

Não é preciso ter feito os outros cursos da série Leituras Avançadas para acompanhar este curso.

DURAÇÃO E FORMATO

4 aulas de 2 horas cada (com intervalo e momento de discussão), ministradas ao vivo no aplicativo Zoom.

PARA QUEM ESTE CURSO É VOLTADO

Este curso é voltado para todos os interessados nas temáticas referentes à Okinawa, cultura okinawana, cultura japonesa e ao Japão. Dentro de uma perspectiva multidisciplinar, este curso é voltado para uma ampla gama de interesses das Ciências Humanas, em especial Antropologia Social, História, Psicologia e Sociologia.

FACILITADOR

Prof. Dr. Victor Hugo Kebbe – Doutor em Antropologia Social pela UFSCar; ex-fellow de Japanese Studies/Intellectual Exchange da Japan Foundation (Tokyo, Japão); ex-pesquisador associado da Faculdade de Educação da Shizuoka University (Shizuoka, Japão); ex-pesquisador associado do Nanzan Anthropological Institute e do Nanzan Institute for Religion and Culture (Nagoya, Japão); Pós-Doutor pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, UFSCar e Nanzan University.

LEITURAS AVANÇADAS OKINAWA

A série Leituras Avançadas Okinawa consiste em cursos mais específicos envolvendo variados temas sobre Okinawa. Como parte dos Estudos Okinawanos (Ryukyugaku), cada curso consiste na análise detida da obra de um ou mais pesquisadores conceituados sobre o assunto. Até o momento já foram ministrados cursos sobre História de Okinawa, Identidades Okinawanas, Xamanismo Okinawano, Parentesco Okinawano e Cosmologia Ryukyuana. Esta série é voltada para todos os interessados em Okinawa, sem restrição de escolaridade.

DEPOIMENTOS DE ALUNOS

Aprendi muito sobre a cultura do Japão, principalmente dos nossos ancestrais. Tive a oportunidade de conhecer sobre os hábitos, a arte, a estética, a filosofia, a religião… Outro ponto positivo do curso é que o Prof. Victor Hugo sempre nos dá boas dicas sobre livros, filmes, lugares a conhecer… Portanto, gostaria de continuar, pois sinto-me motivada a pesquisar e a questionar cada vez mais sobre minhas origens. – Tereza

Os cursos são muito ricos pra quem tem interesse em entender melhor a cultura japonesa em seus aspectos históricos, artísticos, culturais, filosóficos e religiosos. Além disso, sempre há indicações de materiais (livros, filmes, etc.) para aprofundamento. – Mayara

O que os cursos que o professor Victor Hugo Kebbe ministra na ACENB São Carlos têm de mais singulares são o total alcance nos mais diversos públicos que participam de suas aulas através de uma didática clara e o uso muito apropriado das referências culturais (livros, filmes, animes, mangás) e pessoais através de suas experiências in loco no Japão. Não há aqui o ranço acadêmico que tanto assusta leigos e nem tão pouco a superficialidade que afasta os mais familiarizados com o assunto. Para os jovens ocorre a descoberta, para os adultos a redescoberta de signos e significados que fazem ou fizeram parte de suas vivências, mas não tinham sido explorados ao ponto de serem identificados e apreciados. Ao final todos descobrem um outro eu pelo olhar cultural, histórico e social do Japão. – Renato