Nausicaä e o Fim do Mundo

E o mundo conhecido acabou. Findados os Sete Dias do Fogo o planeta foi tomado por nuvens tóxicas que emanam de uma floresta misteriosa. Fungos, insetos e tantas outras criaturas inomináveis habitam lá, ameaçando todos os que se aventuram pelos seus limites profanos. Contudo, tudo está prestes a mudar. E para pior. Uma nova guerra se aproxima. Este minicurso se debruça sobre uma análise antropológica de Nausicaä do Vale do Vento (1984), seus cruzamentos com o xintoísmo e uma nova forma de olhar para o futuro. O nosso futuro.

29/04 e 06/05, sextas, das 20h às 22h

SOBRE O CURSO

E o mundo conhecido acabou. Findados os Sete Dias do Fogo o planeta foi tomado por nuvens tóxicas que emanam de uma floresta misteriosa. Fungos, insetos e tantas outras criaturas inomináveis habitam lá, ameaçando todos os que se aventuram pelos seus limites profanos. Contudo, tudo está prestes a mudar. E para pior. Uma nova guerra se aproxima.

Nausicaä e o Vale do Vento (風の谷のナウシカ) (1984) é uma das animações mais memoráveis de Hayao Miyazaki, um dos grandes mestres da animação japonesa que completou neste ano 82 anos. Temos na película a história de Nausicaä, a Princesa do Vale do Vento, que luta desesperadamente para conter uma nova guerra contra o reino humano de Tolmekia. Se não bastasse, o confronto ameaça o tênue equilíbrio entre a civilização humana e os perigos da floresta.

Esta animação é, por sua vez, uma porta de entrada para outros entendimentos da relação entre os seres humanos e a natureza. Embarque neste curso inédito do site Japanologia que, diante do sucesso da edição “Chihiro no Mundo Invisível“, se desdobra em uma análise antropológica da animação Nausicaä do Vale do Vento (1984).

Módulo 1 – O Japão e suas outras naturezas

Neste primeiro encontro teremos a discussão sobre como o culto aos kami, as divindades que povoam a natureza, criaram bases bastante particulares no que concerne a relação entre seres humanos e natureza no Japão. Veremos como o jingi suuhai e posteriormente o xintoísmo japonês batem de frente com ontologias utilitaristas do mundo conectado contemporâneo.

Módulo 2 – A Floresta e o Viver Com

Neste segundo encontro teremos o debate sobre os futuros da humanidade dentro dos parâmetros propostos pela antropóloga Donna Haraway. Nunca estivemos tão próximos do fim da civilização humana. Poluição, guerras e a destruição maciça de recursos naturais são apenas algumas das marcas que a sociedade deixa ao planeta como legado. Estamos prontos para Viver Com a Floresta do mundo de Nausicaä?

Quando: 29/04 e 06/05 de 2022, sextas, 20h às 22h.

Onde: Plataforma Zoom (curso on-line).

Inscrições: para informações e valores enviar e-mail para acenbsc@gmail.com. Pagamentos aceitos via TED e PIX.

Informações importantes

As aulas também ficarão disponíveis off-line para que os alunos inscritos possam acessar o conteúdo posteriormente. Caso seja necessário rearranjar os horários das aulas, isso poderá ser feito de acordo com as necessidades dos participantes.

DURAÇÃO E FORMATO

2 aulas de 2 horas cada (com intervalo e momento de discussão), ministradas ao vivo no aplicativo Zoom.

PARA QUEM ESTE CURSO É VOLTADO

Este curso é voltado a todos os interessados nas temáticas referentes ao Japão e cultura japonesa, independentemente da sua escolaridade. Como característica dos Estudos Japoneses, este curso recorre a leituras de várias áreas do conhecimento, podendo ser interessante para todos aqueles que se interessem em Ciências Humanas, em especial Antropologia Social, História, Psicologia e Sociologia.

FACILITADOR

Prof. Dr. Victor Hugo Kebbe – Doutor em Antropologia Social pela UFSCar; ex-fellow de Japanese Studies/Intellectual Exchange da Japan Foundation (Tokyo, Japão); ex-pesquisador associado da Faculdade de Educação da Shizuoka University (Shizuoka, Japão); ex-pesquisador associado do Nanzan Anthropological Institute e do Nanzan Institute for Religion and Culture (Nagoya, Japão); Pós-Doutor pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, UFSCar e Nanzan University.

CURSOS ACENB E JAPANOLOGIA

A parceria entre a Biblioteca Temática da ACENB São Carlos e o site Japanologia completa cinco anos em 2022, levando a todos os interessados várias discussões envolvendo a cultura japonesa sob diferentes perspectivas. Os cursos têm sido ministrados ininterruptamente ao longo destes anos, contribuindo para o entendimento da cultura e sociedade japonesa.

DEPOIMENTOS DE ALUNOS

Aprendi muito sobre a cultura do Japão, principalmente dos nossos ancestrais. Tive a oportunidade de conhecer sobre os hábitos, a arte, a estética, a filosofia, a religião… Outro ponto positivo do curso é que o Prof. Victor Hugo sempre nos dá boas dicas sobre livros, filmes, lugares a conhecer… Portanto, gostaria de continuar, pois sinto-me motivada a pesquisar e a questionar cada vez mais sobre minhas origens. – Tereza

Os cursos são muito ricos pra quem tem interesse em entender melhor a cultura japonesa em seus aspectos históricos, artísticos, culturais, filosóficos e religiosos. Além disso, sempre há indicações de materiais (livros, filmes, etc.) para aprofundamento. – Mayara

O que os cursos que o professor Victor Hugo Kebbe ministra na ACENB São Carlos têm de mais singulares são o total alcance nos mais diversos públicos que participam de suas aulas através de uma didática clara e o uso muito apropriado das referências culturais (livros, filmes, animes, mangás) e pessoais através de suas experiências in loco no Japão. Não há aqui o ranço acadêmico que tanto assusta leigos e nem tão pouco a superficialidade que afasta os mais familiarizados com o assunto. Para os jovens ocorre a descoberta, para os adultos a redescoberta de signos e significados que fazem ou fizeram parte de suas vivências, mas não tinham sido explorados ao ponto de serem identificados e apreciados. Ao final todos descobrem um outro eu pelo olhar cultural, histórico e social do Japão. – Renato