Okinawa – Cosmologias Ryukyuanas

Mundos invisíveis habitados por antepassados e divindades são características marcantes do cotidiano okinawano. Saiba mais neste curso especialíssimo que deve ser ministrado pela última vez na Japanologia, apresentando as pesquisas de Toichi Mabuchi e Patrick Beillevaire.

04/05, 11/05, 18/05 e 25/05, terças, das 20h às 22h

Atendendo a pedidos, o curso Leituras Avançadas – Okinawa III está de volta e, possivelmente, pela última vez no ano. Explico: estou reformulando todos os meus cursos sobre Okinawa, sendo que a série Leituras Avançadas deve ganhar novo formato e novo conteúdo nos meses vindouros. Como vocês sabem, o trabalho de pesquisa e de revisão bibliográfica nunca termina, sendo que já tenho uma nova fila de temas importantes a serem abordados no futuro.

Por conta disso, convido vocês que já participaram de cursos anteriores meus, para esta edição derradeira. Como alguns participantes já sabem, essa série é mais imersiva e a terceira edição é a minha favorita, contudo, com um tema mais denso do que os dois módulos anteriores.

Neste módulo os temas trabalhados envolvem cosmologias ryukyuanas, dentro de uma perspectiva antropológica que se aproxima mais da Etnologia na Antropologia Social e que se afasta radicalmente de uma perspectiva histórica. Em linhas gerais, o objetivo dos estudos envolvendo as cosmologias ryukyuanas buscam compreender como os ryukyuanos entendem, apreendem e significam o mundo a sua volta, incluindo aqui as perspectivas para além da vida (o mundo dos antepassados) e o mundo invisível das divindades (Kan, Uyan ou Kami).

Como na primeira edição, abordarei o trabalho de dois autores centrais nos estudos sobre as Ryukyus, no caso, o antropólogo japonês Toichi Mabuchi, que abriu as portas para este tipo de análise na década de 1960, e o antropólogo francês Patrick Beillevaire, renomado por ampliar o debate no cenário francês na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales. Ambos detalham como operam os cruzamentos bastante complexos entre o mundo das divindades com o mundo dos antepassados nas Ryukyus.

Sabendo que não tenho previsão de quando este curso retornará ao portfólio da Japanologia, peço encarecidamente que, se possível, convidem os amigos e todas as pessoas interessadas nos estudos envolvendo Okinawa e as Ryukyus. Apesar da densidade do tema, não é necessário ter assistido aos módulos anteriores para acompanhar as aulas.

Facilitador

Prof. Dr. Victor Hugo Kebbe – Doutor em Antropologia Social pela UFSCar; ex-fellow de Japanese Studies/Intellectual Exchange da Japan Foundation (Tokyo, Japão); atuou como pesquisador associado da Faculdade de Educação da Shizuoka University (Shizuoka, Japão), como pesquisador associado do Nanzan Anthropological Institute e do Nanzan Institute for Religion and Culture (Nagoya, Japão); já foi pesquisador membro do Japan Anthropology Workshops (Manchester, Inglaterra); Pós- Doutor pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, UFSCar e Nanzan University. Editor do japanologia.com.
 

Cursos ACENB e Japanologia

A parceria entre a Biblioteca Temática da ACENB São Carlos e a Japanologia está completando quatro anos em 2021, levando à comunidade nipodescendente várias discussões envolvendo a cultura japonesa sob diferentes frentes. Os cursos têm sido ministrados ininterruptamente ao longo destes anos, contribuindo para o entendimento da cultura e sociedade japonesa. Em 2020 os cursos passaram a ser ministrados on-line, aberto a todos os interessados e alcançando alunos em várias partes do Brasil e Japão.
 

Quando e onde?

04/05, 11/05, 18/05 e 25/05, terças, das 20h às 22h na plataforma Zoom. Valores, inscrições e informações por e-mail em acenbsc@gmail.com. Pagamentos via Transferência Bancária, PIX e PagSeguro.

Informação importante: as aulas também ficarão disponíveis offline para que os alunos inscritos possam acessar o conteúdo posteriormente.