Tokyo Lado B – Sexualidade, prazer e masculinidades corporativas

Curso Momonoki – A vida noturna de Tokyo é badalada há séculos, entremeada pelo cruzamento de várias histórias de vida de pessoas que transitam pela Tokyo Underground. Indústria do sexo, bares, karaokês e até a máfia fazem parte deste universo regado a álcool que é envolto por uma neblina de preconceitos.

5, 12, 19 e 26 de agosto, quintas, das 20h às 22h

Sobre o curso

A vida noturna de Tokyo é badalada há séculos, entremeada pelo cruzamento de várias histórias de vida de pessoas que transitam pela Tokyo Underground. Indústria do sexo, bares, karaokês e até a máfia fazem parte deste universo regado a álcool que é envolto por uma neblina de preconceitos. Essa mesma vida noturna também é palco para os seus principais atores, os salarymen que deixam o trabalho ao fim do dia e buscam um momento de diversão.

Este curso se debruça sobre o trabalho da antropóloga Anne Allison em sua memorável pesquisa de campo como atendente de um dos lounges da cidade, traçando uma análise precisa da vida noturna e das masculinidades em Tokyo.

Sendo o primeiro curso nesse formato na Momonoki, essa etnografia será comentada em detalhes por outro antropólogo, Victor Hugo Kebbe, trazendo à tona vários elementos da vida noturna de Tokyo e do Japão contemporâneo.

Quando: 5, 12, 19 e 26 de agosto, quintas, das 20h às 22h na Momonoki. Saiba mais aqui.

Observação: Não é necessário ler ou ter lido a etnografia em questão para acompanhar as aulas.

TEMAS abordadoS NO CURSO

  • Categorias culturais da vida noturna japonesa
  • Identidade
  • Família
  • Rituais Masculinos e Masculinidades
  • As Mulheres Mizu Shoubai e a percepção do sexo

Duração e formato

4 aulas de 2 horas cada (com intervalo e momento de discussão), ministradas ao vivo no aplicativo Zoom

Para quem este curso é voltado

Este curso é voltado para todos os interessados nas temáticas referentes ao Japão, cultura e culinária japonesa. Por conta do caráter multidisciplinar dos Estudos Japoneses, este curso é voltado para uma ampla gama de interesses das Ciências Humanas, em especial Antropologia Social, História, Psicologia e Sociologia.

Facilitador

Prof. Dr. Victor Hugo Kebbe – Doutor em Antropologia Social pela UFSCar; ex-fellow de Japanese Studies/Intellectual Exchange da Japan Foundation (Tokyo, Japão); ex-pesquisador associado da Faculdade de Educação da Shizuoka University (Shizuoka, Japão); ex-pesquisador associado do Nanzan Anthropological Institute e do Nanzan Institute for Religion and Culture (Nagoya, Japão); Pós-Doutor pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, UFSCar e Nanzan University.