Tradição e Inovação em Kyoto – Repensando cultura japonesa

Curso Momonoki – Seguindo as perspectivas em Antropologia Urbana no Japão de Theodore Bestor, Christoph Brumann, Ronald Dore, Jennifer Robertson e Guven Witteveen, este curso inédito da Momonoki se volta exclusivamente para a antiga capital Kyoto no século XXI, buscando compreender como seus habitantes produzem e atualizam as tradições japonesas no contexto citadino.

23/06, 30/06 e 07/07, quintas, das 20h às 22h

sobre o curso

Kyoto povoa o imaginário japonês há mais de 1200 anos. Apartada da disputa cultural envolvendo Osaka a oeste e Tokyo no leste, Kyoto é vista como a meca das tradições japonesas e polo de haute culture no que tange a estética e as artes japonesas. Antiga morada da Família Imperial e sede das principais escolas budistas japonesas, Kyoto também foi o centro da política japonesa por séculos.

Essa posição de Kyoto no panorama japonês transcende há séculos não só o turismo, mas funciona como um ponto de referência quando se pensa Japão enquanto país e sua relação com os discursos sobre tradição. Contudo, apesar da importância da antiga capital japonesa para o imaginário nipônico, pouco se fala da cidade em um contexto urbano contemporâneo.

Como essa cidade vive, respira, se atualiza e se ressignifica dia após dia? Como seus habitantes pensam, produzem e reproduzem as tradições japonesas?

Seguindo as perspectivas em Antropologia Urbana no Japão de Theodore Bestor, Christoph Brumann, Ronald Dore, Jennifer Robertson e Guven Witteveen, este curso inédito da Momonoki se volta exclusivamente para a antiga capital Kyoto no século XXI, buscando compreender como seus habitantes produzem e atualizam as tradições japonesas no contexto citadino.

Temas abordados


Aula 1 | Paisagem urbana de Kyoto, Japão, e seus entrelaçamentos com as tradições japonesas
Aula 2 | Kyoto enquanto pólo criador e reprodutor da estética japonesa
Aula 3 | Público e privado na sociedade japonesa no contexto contemporâneo

Quando: 23/06, 30/06 e 07/07, quintas, das 20h às 22h.

Onde: Plataforma Zoom (curso on-line).

Inscrição: R$257,00

FORMATO/GRAVAÇÃO

Curso online ao vivo conduzido em 3 aulas, via Zoom. A ativação da câmera fica a critério de cada participante. As aulas serão gravadas e ficarão disponíveis por uma semana.

A QUEM ESTE CURSO É VOLTADO

Este curso é voltado a todos os interessados nas temáticas referentes ao Japão e cultura japonesa, independentemente da sua escolaridade. Como característica dos Estudos Japoneses, este curso recorre a leituras de várias áreas do conhecimento, podendo ser interessante para todos aqueles que se interessem em Ciências Humanas, em especial Antropologia Social, História, Psicologia e Sociologia.

Facilitador

Prof. Dr. Victor Hugo Kebbe – Doutor em Antropologia Social pela UFSCar; ex-fellow de Japanese Studies/Intellectual Exchange da Japan Foundation (Tokyo, Japão); atuou como pesquisador associado da Faculdade de Educação da Shizuoka University (Shizuoka, Japão), como pesquisador associado do Nanzan Anthropological Institute e do Nanzan Institute for Religion and Culture (Nagoya, Japão); Pós- Doutor pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, UFSCar e Nanzan University. Editor do japanologia.com.