Curso de Extensão – Em louvor da sombra: discussões sobre antropologia da arte, arquitetura e estética japonesa

Blog Post

Introdução

Com características únicas que marcaram os últimos séculos, as Artes, a Arquitetura e a Estética conquistaram um lugar próprio no que tange à Cultura Japonesa. De influências religiosas do passado xintoísta e budista aos renomados arquitetos, artistas e designers do século XXI, o Japão é palco de uma das mais ricas produções culturais do mundo. A proposta deste curso introdutório é realizar e estimular uma reflexão crítica acerca da estética japonesa, introduzindo alguns dos seus elementos principais encontrados nas artes, arquitetura e paisagismo. Para tanto, recorro ao auxílio não só às perspectivas da arquitetura, das artes e da estética japonesa, como também à Antropologia da Arte e ao vasto acervo dos Estudos Japoneses (Japanese Studies, Nihon Kenkyuu) para guiar as discussões.

Professor

Prof. Dr. Victor Hugo Kebbe – Doutor em Antropologia Social pela UFSCar; ex-fellow de Japanese Studies/Intellectual Exchange da Japan Foundation (Tokyo, Japão); pesquisador associado da Faculdade de Educação da Shizuoka University (Shizuoka, Japão); pesquisador associado do Nanzan Anthropological Institute e do Nanzan Institute for Religion and Culture (Nagoya, Japão); pesquisador membro do Japan Anthropology Workshops (Manchester, Inglaterra); Pós-Doutor pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, UFSCar e Nanzan University.

Público-alvo

Este curso é voltado para todos os interessados nas temáticas referentes à cultura japonesa e ao Japão. Por conta do caráter multidisciplinar dos Estudos Japoneses, este curso é voltado para uma ampla gama de interesses das Ciências Humanas, em especial Antropologia Social, Arquitetura, Artes, Design, Estética, História, Psicologia e Sociologia.

Atividades complementares

O curso contará com uma visita guiada em São Paulo, capital, apresentando locais representativos para pensarmos nas relações entre Antropologia da Arte, Arquitetura e Estética Japonesa.

Programa

Aula 1 – A Cultura Japonesa e seu Estudo

Duração: 2 horas
Objetivo: Promover uma discussão crítica acerca da ideia de Cultura Japonesa, ancorando a argumentação em torno do surgimento, história e promoção dos Estudos Japoneses no Japão e no Mundo. O objetivo deste módulo é desconstruir alguns elementos do senso comum em torno da ideia de cultura japonesa, que inevitavelmente cria distorções na compreensão das artes e da estética japonesa.

Aula 2 – Artes Japonesas

Duração: 2 horas
Objetivo: Apresentar e promover a reflexão sobre as artes japonesas, investigando a sua organização histórica e social, suas realizações, suas conexões com a “cultura popular” e a maneira como os saberes das artes e da estética são produzidos e reproduzidos socialmente.

Aula 3 – Elementos do Design Japonês

Duração: 2 horas
Objetivo: Este módulo faz uma breve introdução dos elementos do design japonês, dando as bases para a compreensão da estética e das artes de modo geral.

Aula 4 – Vivenciando o Chanoyu

Duração: 2 horas
Objetivo: Neste módulo, uso como base a análise antropológica e estética da Cerimônia do Chá (chanoyu) enquanto ritual japonês conhecido por reunir e apresentar vários elementos da estética, da filosofia e do pensamento nipônico.

Aula 5 – No Mundo Flutuante

Duração: 2 horas
Objetivo: Este módulo compreende uma análise da produção cultural do Período Edo (1615–1868), se detendo nas suas contribuições às artes, arquitetura e estética japonesas. Neste ponto, vários conceitos da estética japonesa apresentado nos três módulos anteriores são retomados, agora de modo mais detido e focado em análises pontuais.

Aula 6 – Espace-Temps du Japon

Duração: 2 horas
Objetivo: Neste módulo, o objetivo é propor uma análise detida em torno do conceito de Ma na estética japonesa, buscando demonstrar como ele relaciona espaço e tempo na cultura japonesa enquanto um operador lógico. Este módulo busca apresentar os paralelos do conceito de Ma na estética japonesa com a Arquitetura e o Paisagismo japoneses.

Aula 7 – Sakuteiki

Duração: 2 horas
Objetivo: Apresentação dos jardins e do paisagismo japonês enquanto representações e materializações da estética japonesa, do Ma e do Wabi Sabi, apontando para as formas como o confronto com a filosofia e a estética japonesa influenciam a produção e representação social do espaço.

Aula 8 – Orientalismos e o lugar da cultura japonesa nas artes

Duração: 2 horas
Objetivo: Neste módulo final temos como objetivo refletir sobre a posição de uma cultura japonesa no contexto contemporâneo, recorrendo não só a discussões clássicas como contemporâneas sobre o assunto. Neste módulo, todos os temas apresentados durante o curso serão revisitados e colocados em contexto para reflexão.

Datas

Turma A – 07/08, 14/08, 21/08, 28/08, 04/09, 11/09, 18/09 e 25/09

Turma B – 11/08, 18/08, 25/08, 01/09, 08/09, 15/09, 22/09 e 29/09

Horário: 14h às 16h

Realização: Japanologia e Espaço Centro São Carlos

Local: Avenida Doutor Carlos Botelho, 1983 – São Carlos – SP

Inscrições e demais informações: contato@japanologia.com