Família – Outras discussões sobre família japonesa e família okinawana

Família 2 - FacebookFamília 2 - FacebookFamília 2 - Facebook

Introdução

Uma das primeiras experiências da vivência humana e lócus principal da reprodução social, o parentesco é um dos principais eixos de discussão da Antropologia. O estudo da família japonesa e da família okinawana não só é fundamental para compreender alguns elementos da sociedade japonesa e okinawana dos dias de hoje, como também para o entendimento da própria comunidade de descendentes de japoneses e okinawanos vivendo no Brasil. Este segundo curso pretende não apenas dar continuidade à discussão propiciada pelo módulo anterior, como ampliar a discussão para outras esferas, como as questões da família japonesa contemporânea e seus dilemas, a família okinawana no Brasil e alguns aspectos da cosmologia okinawana.

Professor

Prof. Dr. Victor Hugo Kebbe – Doutor em Antropologia Social pela UFSCar; ex-fellow de Japanese Studies/Intellectual Exchange da Japan Foundation (Tokyo, Japão); pesquisador associado da Faculdade de Educação da Shizuoka University (Shizuoka, Japão); pesquisador associado do Nanzan Anthropological Institute e do Nanzan Institute for Religion and Culture (Nagoya, Japão); pesquisador membro do Japan Anthropology Workshops (Manchester, Inglaterra); Pós-Doutor pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, UFSCar e Nanzan University.

Público-alvo

Este curso é voltado para todos os interessados nas temáticas referentes à cultura japonesa e ao Japão. Por conta do caráter multidisciplinar dos Estudos Japoneses, este curso é voltado para uma ampla gama de interesses das Ciências Humanas, em especial Antropologia Social, História, Psicologia e Sociologia.

Programa

Aula 1 – Em perspectiva

Duração: 3 horas
Objetivo: Este primeiro módulo tem como objetivo recapitular todos os pontos apresentados no curso anterior, colocando a família japonesa e okinawana em comparação, observando suas dinâmicas, aproximações e afastamentos. Neste momento, serão abordados apenas os modelos japoneses em torno do parentesco, não discutindo seu impacto fora do Japão.

Aula 2 – Transformando o passado

Duração: 3 horas
Objetivo: Neste módulo teremos a apresentação de algumas transformações ocorridas no seio das famílias de descendentes de japoneses nascidos fora do Japão, apresentando uma comparação entre as famílias nikkei nos Estados Unidos e no Brasil.

Aula 3 – Configurações atuais

Duração: 3 horas
Objetivo: Este módulo tem como foco apresentar as transformações e dinâmicas contemporâneas dentro da família japonesa e okinawana no Japão, realizando uma comparação com o que vem ocorrendo no Brasil.

Aula 4 – Cosmologia okinawa e identidade

Duração: 3 horas
Objetivo: Este módulo final tem como objetivo expandir as discussões sobre o Culto aos Antepassados, mas também abordando outros aspectos da cosmologia okinawana. Serão apresentados o xamanismo okinawano e a discussão em torno do parentesco usado como marcador de diferenças na comunidade, produzindo uma identidade okinawana no estado de São Paulo.

Local: ACENB São Carlos

Status: Concluído