Identidade e Diferença entre Brasil e Japão

Ciclo de Férias – ACENB

Tendo como horizonte os 110 anos da imigração japonesa no Brasil e as intensas relações entre Brasil e Japão, este curso tem como princípio abordar várias perspectivas acerca da experiência de ser japonês no Brasil. Sendo a identidade um dos mais importantes aspectos que organizam a experiência social, como ela é acionada, pensada e ressignificada quando pensamos os japoneses e seus descendentes em território brasileiro? E diante do fluxo transnacional de pessoas e cultura entre Brasil e Japão? Para dar conta deste desafio, este curso introdutório se debruça sobre categorias clássicas das Ciências Sociais, como marcadores de diferença, identidade, identidade nacional, etnicidade, além de propor novas perspectivas diante do contexto contemporâneo.

Palestrante: Prof.Dr. Victor Hugo Kebbe – Doutor em Antropologia Social pela UFSCar; ex-fellow de Japanese Studies/Intellectual Exchange da Japan Foundation (Tokyo, Japão); pesquisador associado da Faculdade de Educação da Shizuoka University (Shizuoka, Japão); pesquisador associado do Nanzan Anthropological Institutee professor visitante doNanzan Institute for Religion and Culture (Nagoya, Japão); pesquisador membro do Japan Anthropology Workshops (Manchester, Inglaterra). Proprietário e editor do site japanologia

.com.

————————

Aula 1 – O que é identidade

Duração: 3 horas

Objetivos: Este módulo tem como princípio apresentar as ideias em torno de identidade e marcadores de diferença enquanto dispositivos que organizam a experiência na vida cotidiana. Aqui serão abordados desde os marcadores de diferença clássicos como raça e cor e identidade nacional, como também apresentar as abordagens mais sensíveis à ideia de cultura e processos de identificação.

————————

Aula 2 – Identidade Nipo-Brasileira, Identidade Nikkei

Duração: 3 horas

Objetivos: Este módulo tem como princípio refletir sobre a experiência de “ser japonês” no Brasil, apontando seu funcionamento e seus possíveis limites. O que é Nikkei? O que é Identidade Nipo-Brasileira? Quais as suas relações com as minorias étnicas do Japão, como os Okinawanos?

————————

Aula 3 – O japonês e as japonesidades

Duração: 3 horas

Objetivos: Neste módulo serão abordadas perspectivas mais sensíveis ao fenômeno transnacional e de que forma o trânsito entre Brasil e Japão afeta a experiência de ser japonês e descendente de japoneses no Brasil e no Japão. Neste módulo também são pensadas as inferências e reflexos das relações entre japoneses e okinawanos na produção de identidades.

————————

Aula 4 – Identidade Okinawana e okinawanidades

Duração: 3 horas

Objetivos: Este módulo pretende abordar as produções recentes sobre a Identidade Okinawana no Brasil e uma ideia de okinawanidade que transborda as fronteiras nacionais do Japão e do Brasil.

Datas: 30/06, 07/07, 14/07 e 28/07

Horário: 9h às 12h

Realização: ACENB São Carlos

Local: Rua Napoleão Geminiano, 129 – Tijuco Preto – São Carlos – SP

Inscrições e demais informações: acenbsc@gmail.com

Imagem: Light, por Eddi Aguirre