O aniversário está chegando

Para quem não sabe, a Japanologia começou no Tumblr como um blog de fotos e drops sobre questões cotidianas da vida no Japão. Era simples, uma foto e uma legenda. Estive na Terra do Sol Nascente pela primeira vez em 2010 para realizar uma longa pesquisa de campo para meu Doutorado em Antropologia, quando comecei a coletar material para este blog que você está lendo no momento.

Muitos de meus amigos antropólogos me pediam, naquela época, para criar uma espécie de fotolog para contar as impressões de um antropólogo não-descendente no Japão, o que, naquela época, não aconteceu. Esse processo de “absorver” e estar imerso na cultura japonesa me impedia de fazer tal empreitada.

Dois anos depois, quando estava redigindo minha Tese de Doutorado, comecei o processo de “decantação” de tudo aquilo, ainda que de maneira bastante lenta e, nadando contra a corrente, no Tumblr. Estive no Japão por outras vezes e sei que minhas ligações pessoais e acadêmicas com a Terra do Sol Nascente felizmente estão longe de terminar, mas esse processo de postagem é lento e homeopático, tal qual nosso caro Nishida meditando no Tetsugaku no Michi (哲学の道) dia após dia.

Agora em outubro de 2016 a Japanologia comemora 4 anos de existência, ainda tendo no Tumblr um acervo que cresce a cada dia que passa. Do Tumblr, a Japanologia virou uma revista no Flipboard, isso quando a plataforma estava galgando seus primeiros passos e, com muita, mas muita sorte e força do Kamisama, começou com o pé direito por lá, sendo que lá tenho grande parte dos meus leitores e assinantes. E, bom, hoje a Japanologia está em outras plataformas por aí, como site (com artigos, finalmente) e também nas redes sociais.

Dessa forma, agradeço aos que incentivaram a empreitada desde o começo. Continuo decantando, decantando, ainda em doses homeopáticas, ok, mas a aventura continua.

Domo Arigatou Gozaimashita,

Victor Hugo Kebbe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s