Folhas Mortas

永観堂禅林寺 – Eikandō Zenrinji

O templo budista Eikandō Zenrinji (永観堂禅林寺) é definitivamente um dos lugares mais bonitos de Kyoto. Templo sede do ramo Seizan, o Eikandō Zenrinji é uma impressionante construção no cenário outonal de Higashiyama.

O templo foi fundado em 853, quando o monge Shinshō comprou uma mansão Fujiwara para dedicar aos Cinco Reis da Sabedoria do Reino do Ventre. O templo foi posteriormente dedicado ao budismo Jōdo-shū (Terra Pura) pelo monge Yōkan.

Uma das estruturas mais impressionantes do Eikandō Zenrinji é o Tahōtō. Este fantástico e singular pagode é atualmente um jūyō bunkazai (重要文化財), uma dos importantes Patrimônios Culturais do Japão, abrigando vários tesouros do budismo japonês (a maioria sendo pinturas, fechado na ocasião em que visitei o templo).

Era um dia frio e chuvoso, com as folhas do Momiji deixando a paisagem e cedendo espaço para o Inverno. Depois de cruzar o Kōrai-mon (高麗門), um lindo portão do Período Edo, alcancei o Goe-dō (御影堂) e o Amida-dō (阿弥陀堂), a estrutura interna que abriga a famosa estatueta de Amida. Por um passadiço de madeira você pode ver de muito perto a folhagem outonal de Higashiyama, observando à distância o imponente Tahōtō. As manchas laranjas e vermelhas do Momiji pintam a paisagem…

Victor Hugo Kebbe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s