Um pouco de budismo japonês

Estava conversando com uma amiga sobre o Fudoo Miyo (Ofudosan, Fudosama), uma das 13 divindades mais importantes do budismo Shingon (真言宗), uma escola do budismo esotérico (密教) bastante importante no Japão. A discussão envolvia os Cinco Reis da Sabedoria do Reino do Ventre, que representam aspectos de sabedoria dos ensinamentos do Buddha (aham, eles não são o Buddha em si, mas sim personificações de determinados aspectos ou qualidades específicas).

Só para ilustrar o caso do Fudoo Miyo, ele é uma personificação de Dainichi Niyorai (o Buddha da Vida Cósmica, um dos Cinco Reis), sendo considerado em alguns lugares como o protetor dos ninjas e samurais, ou seja, o protetor ou guardião dos guerreiros. Ele é conhecido por portar uma espada na mão direita (para combater demônios) e um kensaku na mão esquerda (para aprisioná-los), além de estar representado em sua forma irada, em meio as chamas. Originalmente a divindade surgiu no hinduísmo como Acalanatha ou Acala, sendo incorporado na China como Budong e, por fim, se transformando no Fudoo Miyo no Japão.

Isso explica o “Miyo”, os Vidyaraja ou divindades hinduístas que foram incorporadas pelo budismo esotérico em algum ponto da história… O que é interessante comentar é que existem lugares que dizem que o Fudoo Miyo representa, na verdade, o lado ou espírito guerreiro presente em todos nós, sendo uma espécie de marco simbólico para alcançarmos determinados objetivos, termos determinação.

Na próxima vez em que visitarem um templo budista de orientação Shingon, procurem pelo Fudoo Miyo que com sorte vocês conseguem ver uma estátua dele de perto. A foto acima foi tirada em 2010 ou 2011 (não consigo precisar) no Hattasan Soneiji, em Fukuroi, Shizuoka.

Mantra japonês: Noumaku sanmanda bazaradan senda makaroshada sowataya un tarata kanman.

Victor Hugo Kebbe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s